terça-feira, 10 de abril de 2012

ESPELHOS VENEZIANOS

Hoje vamos falar sobre os espelhos venezianos. Lembrando que sou arquiteta e tenho um blog sobre arquitetura de interiores. Não trabalho com venda de Espelhos Venezianos ou qualquer adorno.

Muito mais do que um objeto prático, um espelho pode transformar completamente um ambiente. Seu uso decorativo já é conhecido: dependendo de sua colocação pode dar a impressão de amplitude para um ambiente ou difundir a luz. Se bem utilizado, pode também ressaltar uma janela ou alguma obra de arte. No caso de um espelho veneziano, no entanto, ele é a própria obra de arte. Com suas linhas alongadas, arcos e detalhes na moldura, o modelo de espelho veneziano é um clássico que independe de tendências. Atualmente é possível encontrar as peças originais em museus, palácios e castelos da Europa e colecionadores podem se dedicar à sua procura em antiquários e leilões, o que exige um investimento considerável de tempo e dinheiro.

Sua Origem:

A origem destes espelhos se deu na Veneza do século XIV, quando surgiu a técnica do espelho de superfície lisa e fundo metálico que utilizamos até hoje. Antes desta revolução técnica - que envolvia vidro e mercúrio - os espelhos eram feitos a partir de metais polidos, como a prata e o bronze. Para fins de comparação, basta saber que um espelho veneziano custava mais do que uma pintura de Rafael ou o equivalente a um navio de guerra. O valor artístico dos espelhos venezianos é tão grande que um de seus exemplares está exposto no Museu do Louvre. O monopólio veneziano foi quebrado na década de 1660, durante o reinado de Luís XIV - o Rei Sol, representado pelo luxo do Palácio de Versalhes. O Rei ordenou que seu ministro das finanças subornasse artesãos de Veneza para venderem seus segredos de produção. O plano francês foi vitorioso, fato que se reflete na impressionante Sala dos Espelhos em Versalhes, que segue o modelo veneziano de fabricação.

Atualmente:

Para quem quer ter em casa o charme e a beleza de um espelho veneziano, mas não pode fazer o investimento necessário, existem reproduções em diversos formatos que seguem os modelos clássicos sem abrir mão do design e do acabamento.

Os espelhos venezianos são muito usados como peças decorativas em diversos ambientes: salas, quartos, halls de entrada e lavabos. O legal é que eles combinam em ambientes bem clássicos ou românticos, o que tem tudo a ver com o seu estilo e sua época; mas também podem ser usados em ambientes mais modernos, fazendo um mix antigo+novo bem interessante. Eu adoro esse estilo.














Nenhum comentário:

Postar um comentário