domingo, 19 de agosto de 2012

MONTANDO SUA ADEGA EM CASA



Pode ser em um evento formal, em um encontro com amigos, um jantar romântico ou até mesmo uma refeição simples, o vinho é uma bebida para ser apreciada em boa companhia. Além de saboroso, ainda tem a vantagem de oferecer benefícios para a beleza e para a saúde.

Motivos não faltam para apreciar o vinho. Mas além de saber escolher o tipo ideal para degustar e celebrar bons momentos, é preciso ter cuidado na hora de armazenar a bebida. Mesmo com a novidade dos eletrodomésticos que têm essa finalidade, há quem prefira guardar os vinhos nos moldes tradicionais: montando uma adega em um cômodo ou reservando um espaço da casa onde as garrafas possam permanecer em condições ideais de temperatura e iluminação.

A primeira providência a ser tomada por quem que fazer uma adega em casa, é definir onde ela vai ficar. Pode ser em qualquer lugar, até mesmo no corredor, e não precisa ser necessariamente um lugar fechado.

A única restrição é que o ambiente não tenha incidência de luz solar e calor, que interferem no envelhecimento do vinho. Por isso, manter uma temperatura constante na sua adega é outra dica essencial.

Espaços mais frios, como porões, não necessitam de um sistema de refrigeração, por isso eles são tradicionalmente usados para a armazenagem de vinhos. Quando a intenção é montar a adega em um cantinho da sala, por exemplo, o indicado é instalar um sistema de climatização ou optar por uma adega refrigerada.

Elas se parecem com geladeiras comuns, mas são específicas para conservar bebidas fermentadas. Entre as vantagens da adega climatizada está possibilidade de controlar a temperatura em níveis diferentes e em partes específicas da adega para conservar melhor vinhos tintos, brancos e espumantes.

Em ambos os casos, o ideal é que o termômetro marque entre 13ºC e 18ºC e que não haja variações bruscas, pois as bebidas podem estragar e perder suas propriedades.

As garrafas podem ser colocadas em suportes de madeira, geralmente feitos com madeiras de lei, como peroba, cumaru, cedro ou freijó, que são as mais indicadas pela durabilidade. As adegas climatizadas têm prateleiras deslizantes em aço inox, que permitem armazenar garrafas em tamanhos diferentes.

O tamanho do espaço para guardar os vinhos ou da adega climatizada vai depender da quantidade de garrafas que você pretende armazenar e da integração da adega com a decoração da casa. Portanto, a dica é começar devagar montando uma adega pequena e ir aumentando aos poucos.

Fonte: Dicas de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário