segunda-feira, 9 de novembro de 2015

HALL DE ENTRADA


Embora esta seja uma das mais utilizadas e movimentadas divisões da casa, a decoração do hall de entrada é muitas vezes descuidado, ou por não parecer importante ou porque é muito pequeno para se conseguir decorar.

Acredito que seja um dos espaços mais importantes de qualquer casa, simplesmente porque é a primeira impressão ao chegar.

Independentemente de ser grande ou pequeno, antes de começar a decorar um hall de entrada é importante saber que, enquanto ponto de passagem e de apoio, qual será a sua principal função.

O estilo adotado nesse espaço deve ser o mesmo do resto da casa, ou seja, se em cada metro quadrado de um apartamento predomina uma decoração contemporânea ou minimalista, então um hall de entrada clássico, com poltronas pesadas, uma mesa trabalhada e um espelho vintage pode impressionar, mas não vai combinar com o resto do ambiente. Como apresentação da casa, deixe que o hall de entrada seja uma amosta do que está para vir.

Escolhido o estilo, há que conferir ao hall de entrada uma personalidade muito própria. Como em qualquer outra divisão, também existem peças básicas para os primeiros metros quadrados da casa: mesa, banco, recipiente para colocar chaves e dinheiro, espelho, cabides, bengaleiro, suporte para guarda-chuvas, candeeiro, tapete, sapateira, etc. Pode ou não precisar de todos estes elementos, depende da funcionalidade e do ambiente que quer criar.

O importante é não esquecer os acessórios, porque um hall de entrada fica ainda mais interessante com alguns apontamentos de cor e de design, seja em forma de têxteis, peças em vidro, aço, espelho, iluminação, livros, relógios, plantas ou flores frescas. Acima de tudo, é fundamental que este espaço lhe diga “bem-vindo” ou “volte rápido” cada vez que colocar a chave na porta. 

  Usei como ilustração esse hall que fiz para uma cliente muito querida que me pediu um hall simples e elegante. Ela gostou bastante do resultado e eu também. Usei espelhos bronze recortados e bisotados, papel de parede em tons de bronze e chocolate e laca na cor bege e branca. Para pontuar uma boa iluminação direcionada e um lindo arranjo de orquídeas brancas.  

Dicas:

1. Um espelho num hall de entrada de pequena dimensão cria, de imediato, a ilusão de mais espaço.

2. Não descuide da iluminação: seja com os candeeiros ou pontos embutidos no teto, arandelas, candeeiros de mesa e de pé ou até mesmo com velas.

3. Uma só peça deslumbrante e original: Cabide de parede ou bengaleiro, quadro ou outro elemento de arte, tapete ou espelho é suficiente para transformar o seu simples hall de entrada num espaço espetacular.

4. Vista uma parede inteira com fotografias da família, amigos e momentos especiais… uma recordação para levar consigo sempre que sai e para alegrar os mais difíceis dos dias sempre que chega.

5. Uma sapateira bonita pode servir, simultaneamente, de mesa de apoio, para colocar o correio, as chaves e um candeeiro.

6. Não há nada mais aconchegante numa entrada do que um pequeno sofá ou poltrona, decorada com almofadas convidativas. O local perfeito para se descalçar no final de mais um dia.

7. Utilize um ou mais bancos para, além de criar um ambiente quente e confortável, servir de mesa e de lugares sentados, um dois-em-um original.  

8. Este é o espaço perfeito para brincar com cores, padrões e texturas, até porque como é uma divisão onde se passa efetivamente pouco tempo, não há o risco de nos cansarmos do visual. Seja com uma tinta em tons vibrantes, cores monocromáticas ou em giz para escrever todos aqueles recados e lembretes. Papel de parede cria um belo efeito além da sensação de aconchego. As paredes do seu hall merecem a sua criatividade.

9. Preencha o espaço vazio debaixo da mesa com cestos ou caixas revestidas a tecido para guardar correio, revistas...

10. Se for uma necessidade, aproveite as paredes deste local para criar espaços de arrumação inteligentes: prateleiras, ganchos, cabides, pequenos armários.

11. Os espelhos grandes também podem ser colocados no chão para um impacto surpreendente e muito atual.

Fonte: Fórum da Construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário