quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O GARDEN SEAT NA DECORAÇÃO

O Garden Seat é conhecido como o Banco de Jardim, que possui formato de tamborete ou barril podendo ser vazado ou não. É muito comum ver eles em áreas externas e jardins, como o próprio nome já diz, mas atualmente esta peça ganhou novos usos e tem sido visto em áreas internas também.

É um objeto de porcelana com origem da China, mas ao longo do tempo foi produzido no mais diferentes estilos. Pode ser visto em vários materiais: madeira, acrílico, plástico, metal, fibras naturais, cerâmica etc.

Em áreas internas ele garante um charme na decoração, pois além de agregar essa peça linda no espaço às vezes pode ser funcional para apoiar algum objeto. Está sendo utilizado em decoração de qaurtos, corredores, banheiros, hall de entrada, criado-mudo, assentos, apoio de livros e até mesa central para salas de estar.


Seja em áreas externas ou internas enfim, ele leva beleza e sofisticação a sua casa. Por isso não perca nossa galeria com esses bancos encantadores nos mais variados ambientes.






Fonte: Decorfacil.com,Google Imagens, Pinterest.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

SALA DE JOGOS

Gente nós arquitetos costumamos sempre fazer uma entrevista com nossos clientes para saber quais são suas reais necessidades, para que estas sejam atendidas na realização de seu projeto arquitetônico.

Essa semana conversando com um cliente que resolveu sair da casa dos pais e morar sozinho, perguntei quais eram as suas expectativas para seu novo ap, então, ele me disse que além de um cantinho para que ele possa ter mais privacidade e liberdade, ele queria também um espaço bem convidativo, pois ele gostava muito de receber amigos, para jogos e bate papos. Enfim, vi logo que ele queria um espaço bem festeiro. Kkkkkkk. Daí me lembrei logo dessa sala de jogos que vi na Casa Cor Amazonas e que achei o máximo. Essa sala tem um ar de loft, com bastante detalhes urbanos, como o grafite na parede e o painel em lousa. A bancada do bar com iluminação em led deu um chame a mais e a mesa de sinuca é, sem duvida, o ponto focal desse ambiente, super masculino. Acho que é isso que os meninos sonham não é mesmo? Kkkkkkk.  




Fotos: Casa Cor

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

DICAS PARA TER UM QUARTO MAIS ACOLHEDOR



Para quem tem um dia a dia corrido, chegar à noite em um quarto relaxante não há nada melhor. Separei aqui umas dicas para deixar esse cantinho da casa mais aconchegante.

1. Circulação livre:

Muita gente não considera o layout do quarto algo importante. Às vezes, não se sente à vontade no ambiente e nem sabe por quê. Uma das razões pode ser a circulação. Deve-se pensar em um mobiliário que proporcione livre movimentação. Entre a cama e a parede, o ideal é deixar a largura mínima de 70 cm.

Além de dimensionado para preservar a boa circulação nas laterais, o criado-mudo ideal é aquele pensado sob medida para suas necessidades como, por exemplo, deixar o celular carregando, ou espaço para uma jarra com água ou para os livros... Quando a área é pequena, há saídas, como fixar a luminária de leitura na parede, o que libera alguns centímetros sobre a mesinha.

2. Colchão e travesseiros:

Um colchão firme que sustente a curvatura do corpo é a principal promessa de descanso. A indústria ampliou a oferta de recheios e revestimentos de modo a atender a diferentes necessidades. Por isso, na hora de comprar, a recomendação é experimentar. Há desde os básicos de espuma e de mola aos mais sofisticados, feitos de látex ou viscoelástico. Se optar por um modelo de espuma, lembre-se de consultar a tabela de adequação de peso e altura. Por sua vez, o leque de travesseiros também é vasto, com modelos de penas, plumas, viscoelástico, fibras de poliéster, látex e espuma. Para escolher, leve em conta a posição em que você dorme.

3. TV e computador:

 Para muitos, a TV é um item essencial de lazer e comodidade no quarto. Se a área permite, recomendo criar uma saleta. Caso contrário, ela é colocada à frente da cama, embutida em um painel que esconde a fiação. Porém, para quem tem dificuldade de pegar no sono, o ideal é não ter eletrônicos ligados por perto. Você pode ter TV, mas desligue-a da tomada quando for dormir. O campo eletromagnético a menos de 3 m estimula o cérebro.

4. Parede de cabeceira:

Revestir a parede de cabeceira com papel, tecido ou palha está super em alta. Para incrementar a sensação de aconchego, o projeto pode incluir um painel estofado em couro, camurça, linho, seda e até veludo. Costumo indicar tecidos que sejam fáceis de manter e não acumulem gordura, como a camurça sintética impermeabilizada.

5. Cores suaves:

Tons neutros e suaves, como cinzas e beges, são a escolha para uma atmosfera de descanso. Mas, se seu gosto pessoal pede algo mais animado, não precisa desistir. Se quiser usar o vermelho, prefira uma parede que não seja vista o tempo todo.

6. Iluminação quente:

A iluminação planejada e quente (nunca luz fria e direta) é indispensável. Ter acesso fácil na cabeceira aos diferentes comandos é fundamental. Além do interruptor da luz geral, vale combinar, abajures que fornecem iluminação indireta com uma luz pontual de leitura, em geral luminárias de led. Balizadores que sinalizam o ambiente sem incomodar o parceiro também são bem-vindos.

7. Bem-estar nos detalhes:

Dormir em lençóis macios de algodão e pisar em um tapete felpudo ao sair da cama são mimos que ajudam a começar bem o dia. Gosto de carpete ou madeira no chão, e raramente piso frio.

Para quem tem um dia a dia corrido, chegar à noite em um quarto relaxante não há nada melhor. Separei aqui umas dicas para deixar esse cantinho da casa mais aconchegante.

Fonte: Casa.com, Casa Claudia.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

MONTANDO SUA ACADEMIA EM CASA



Gente trouxe pra vocês hoje um espaço que está cada vez mais solicitado nos escritórios de arquitetura, o Home Fitness. Seja pela falta de tempo, correria do dia a dia, falta de estimulo, ou fugir do trânsito caótico, está cada vez mais comum encontramos clientes que nos pedem para montar uma academia em casa.

Pensando nisso, listei aqui algumas dicas para ajudar na hora de projetar este ambiente.

1. O espaço não precisa ser necessariamente um cômodo. Se sua casa ou apartamento não tiver espaços de sobra, pense na possibilidade de dividir algum ambiente com divisórias móveis.

2. O espaço fitness é um lugar para você dedicar uma parte do seu tempo ao seu corpo e mente, evite criar este espaço próximo a locais que possam trazer distrações.

3. Escolha um local com boa ventilação. Este é um espaço onde provavelmente você vai suar. Opte por um espaço próximo a janelas ou instale ventiladores de teto para tornar o ambiente mais agradável. Se houver possibilidade, devem-se instalar janelas em paredes opostas, possibilitando um fluxo cruzado de ventilação.

4. Tome cuidado com o piso. A escolha do piso é essencial. Para a prática de exercícios como a musculação, é necessário um piso de material emborrachado, antiderrapante, especializado em fitness e de fácil limpeza. Derrubar um haltere ou anilha pode danificar qualquer tipo de piso. O mais recomendado é colocar um tapete emborrachado por cima do piso para amortecer possíveis quedas.

5. Vale a pena investir em ítens de conforto como frigobar, televisão, dvd e outros. Se o espaço for agradável a chance de você usá-lo é maior.

6. Tome cuidado na hora da escolha dos equipamentos. Se a ideia é fazer musculação as máquinas tipo estação são uma boa pedida, com apenas um aparelho e pouco espaço você tem a possibilidade de fazer diversos exercícios. Pesos livres também são uma boa dica, pois são fáceis de usar e armazenar.

7. Você tem problemas com motivação? Experimente colocar quadros na parede com fotos e imagens que motivem você a utilizar o espaço regularmente.

8. Lembre-se, o espaço é seu!!! Decore ele com o seu gosto e com coisas que o faz sentir-se bem.

Fonte: Fernando Rigotti, Forum da Construção.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

CHANDELIERS

    Os Chandeliers ou lustres de cristal são itens preciosos na decoração. Eles valorizam e enriquecem qualquer ambiente deixando mais sofisticado e imponente. Reservei aqui alguns exemplos de como essa peça pode ser adotada em diversos estilos de decoração (não apenas no estilo clássico) e em vários ambientes, como salas de jantar e estar, quartos, home office...

















Fotos: Casa Cor

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

COMO PENDURAR OS QUADROS CORRETAMENTE



Para a decoração ficar bacana, é preciso ter arte nas paredes. Não tem jeito. E não basta sair pendurando sem critério. Altura, organização e outros quesitos devem ser observados na hora da montagem. Organizar quadros em uma parede é uma coisa pessoal. Mas existem algumas regras para não errar. Especialmente se você não tem experiência no assunto. Confira abaixo o certo e o errado, assim como outras dicas para deixar sua casa mais bonita com a instalação de obras de arte:

* Antes de começar, tenha em mãos uma furadeira, buchas, parafusos (de preferência, todos número 06), lápis, trena, fita crepe e jornal. Algumas pessoas usam pregos, e outras usam adesivos. São opções não muito confiáveis, melhor não arriscar;

* Se você ainda não tem uma furadeira, compre um modelo à bateria. É mas prático e pode servir como parafusadeira também. Para evitar muita sujeira no local, use um envelope de papel, ou improvise um pacotinho com jornal, e cole-o na parede com fita crepe logo abaixo do local do furo. Também suja, mas muito menos, é mais fácil do que ficar com o aspirador ligado durante a perfuração e você ainda pode fazer tudo sozinho, sem a ajuda de ninguém. E cuidado com os canos. Dê uma olhada no projeto de hidráulica antes, se puder;

* Fique atento em relação à altura. O eixo do quadro (linha imaginária que o divide ao meio) deve estar a 1,60 m do piso. Essa é a altura dos olhos de uma pessoa de estatura média. Em geral, quadros altos demais deixam qualquer parede um desastre.

A forma clássica de organizar os quadros em um ambiente é a seguinte:

1. Obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque, de preferência uma parede vazia, se essa obra tiver um bom tamanho;

2. Quadros atrás do sofá devem ficar centralizados e com o eixo a uma altura de 1,60 m, porém a pelo menos 25 cm do topo do móvel;

3. Obras pequenas devem ser agrupadas e organizadas em uma só parede. O ideal é criar um eixo e montá-las respeitando determinado critério;

4. Sobre um aparador, deixe pelo menos 20 cm de altura entre o quadro e o móvel.

* Um bom truque para organizar vários quadros em uma parede é fazer moldes do mesmo tamanho em jornal ou papel kraft. Coloque algumas fitas no verso e espalhe pelo plano onde as obras serão instaladas. Se não gostar, tente organizar mais uma vez. Depois de escolher a melhor posição para cada moldura, comece a furar nos locais onde os quadros de verdade serão montados;

* Outra forma de organizar sua coleção de arte é sobre uma prateleira estreita na sala, que deve estar a 1 m do piso. O bacana é que você pode reordenar as peças sem fazer sujeira. E sempre há um espacinho para uma obra nova;

* Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos. Quadros não precisam combinar entre si. Uma coleção de arte em uma sala, por mais modesta que seja, dá personalidade e charme ao lar. As obras precisam ser escolhidas pela afinidade e valor sentimental dos moradores, não exclusivamente pela função estética na decoração.

Fonte: UOL